BOM JESUS DO AMPARO – A quinta-feira, 22, também foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental do Salão do Agro: Espaço de Convivência e Comércio do Produtor Rural, que contou com a participação do governador Romeu Zema (Novo). Antiga demanda dos agricultores locais, o local irá operar como um espaço para eventos voltados para o meio rural e também para comércio do produtor rural em suas diversas cadeias produtivas, contribuindo para a expansão dos negócios e geração de renda, por meio do consumo e valorização dos recursos da própria comunidade.
O Salão será construído no mesmo terreno da nova sede do sindicato e através de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Bernardo Mucida (PSB). Com o início das obras dado pelo governador Romeu Zema, a previsão é de que o espaço comece a funcionar em 2024. Na ocasião, Zema destacou que o agronegócio em Minas está encontrando o seu caminho. “Temos conseguido todas essas melhorias graças aos pequenos produtores, que contam com a parceria do Sistema da Agricultura – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas instituições vinculadas Emater-MG, IMA e Epamig. Estamos no caminho certo, mas ainda temos muito o que fazer”, disse.
Zema ainda destacou os avanços agropecuários feitos em Minas Gerais, como a energia trifásica que, nos próximos anos, poderá ser acessada por todas as propriedades rurais do estado, além das recuperações nas estradas para melhorar o trânsito dos produtores e dar mais segurança aos agricultores.
Depois de 41 anos, a cidade recebeu a visita de um governador. A última vez foi em 1982, quando Francelino Pereira veio inaugurar a segunda ponte na entrada da cidade, na gestão do prefeito Raymundo dos Santos Motta, que governou o município por três mandatos.
PERFIL AGROPECUÁRIO – De acordo com o último levantamento do IBGE, de 2017, a cidade de Bom Jesus do Amparo possui 287 empreendimentos agropecuários, enquanto a microrregião conta com 4,8 mil.
Na produção do município, o destaque é a pecuária, especialmente a leiteira, que atingiu um volume de 2,4 milhões de litros em 2021. Dados deste ano apontam que o município produz 300 mil litros de leite por dia. O que coloca a cidade entre a maior produtora de leite da região.
Segundo o Sindicato dos Produtores Rurais, as culturas de eucalipto, milho para silagem e banana nanica são os principais produtos agrícolas locais.