Google search engine
InícioCidades e RegiãoBom Jesus do AmparoComeça o jogo de xadrez para as eleições municipais de 2024

Começa o jogo de xadrez para as eleições municipais de 2024

A pré-campanha começou. No final do ano passado, a disputa teve o pontapé inicial com uma publicação do ex-prefeito Wanderlei dos Santos Ribeiro (UNIÃO BRASIL), no Instagram, lançando sua pré-candidatura a prefeito. Com vários comentários e milhares de visualizações a pré-candidatura foi assunto em rodas de conversa pelas zonas urbana e rural do município.

Wanderlei Ribeiro agora tenta buscar um vice-prefeito ideal e já se articula dentro da oposição. Os nomes ventilados são vários. Mas, seis despontam para serem incluídos nas próximas pesquisas. No PL, os indicados são a vereadora Edilene Coelho e o ex-vereador e candidato a prefeito derrotado em 2020, Joaquim Aparecido dos Santos, “Joaquim da Ambulância”.  

O União Brasil abriu mão da indicação para abrir espaço para um filiado do PL que insiste em aparecer nas pesquisas, o ex-vereador Felipe dos Santos, o “Baná”. A novidade da lista é o ex-vereador Adenir Dias, que já foi secretário de Esportes na gestão de Marcos Bicalho (MDB) e pode se transferir para o PSD, recém criado no município e que será presidido por Magnum Drumond (filho do ex-prefeito Neném da Quinta) e assessor parlamentar do deputado estadual Delegado Cristiano Xavier (PSD).

Por último, e apesar de independente, o PT coloca a possibilidade de indicar o ex-vereador Eduardo César Motta Dias ou o ex-secretário de Obras e Urbanismo, na gestão de Dário Ferreira Motta (PSB), José Caetano da Silva Xavier. O tempo dirá quem será o escolhido.

Já o atual mandatário Pedro dos Santos Moreira, “Pedrada” (MDB), deve repetir a chapa com o atual vice-prefeito, Vicente Ribeiro (PDT). Apesar que, insistentemente tem assediado o ex-vereador Joaquim da Ambulância para ser seu vice-prefeito na chapa para 2024. Mas, parece apenas uma tentativa de atrair um potencial pré-candidato a vereador. O que vai mesmo balizar a tentativa de reeleição é a avaliação da atual gestão, que tem desagradado muito a população. Pedrada promete inaugurar 16 obras este ano. O tempo é curto para quem pouco fez em três anos.

O Partido dos Trabalhadores (PT) pode ser o fiel da balança nesta eleição. Com o apoio do governo Lula e respaldado pela massacrante vitória nas urnas sobre Jair Messias Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022. Em Bom Jesus, Eduardo Motta coordenou a campanha de Lula e colocou a cara nas ruas como porta-voz do presidente Lula. Pode ter sido um recado das urnas que o povo quer mudança e tem o PT como a terceira via.

A única pré-candidatura a prefeito dos petistas é o ex-vereador Eduardo Motta, que é presidente do Amparo Futebol Clube e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG). Aliás, Eduardo Motta trava uma briga com Pedrada pelo campo do Amparo, que o atual prefeito quer desapropriar por R$100.000,00. Mas, a avaliação de um perito contratado pelo clube apontou valer R$3.089.000,00. Caberá à Justiça de Barão de Cocais determinar o valor real do estádio Raimundo Dias, inaugurado em 1957 e já reconhecido em segunda instância pelo Poder Judiciário, em Belo Horizonte como de propriedade do clube. Mas, isto é assunto para outra reportagem. Voltemos para o xadrez político.

Na Câmara Municipal a espera é por renovação nas nove cadeiras em disputa. Poucos estão garantidos a voltar ao Legislativo em 2025.

A vereadora Nitinha (PDT) com sua política assistencialista de assessorar pessoas idosas que buscam a tão sonhada aposentadoria parece ter a reeleição já garantida. O presidente Joaquim Badaró (MDB) segue fazendo sua gestão sem se descolar do prefeito. Pesa contra ele um vídeo que circula na internet, onde diz “O prefeito pode beber, pode roubar, que a gente não tem nada com isso, só podemos fazer indicações”.

A secretária Inez Santos (MDB) como em toda eleição, afirma que não será candidata (inclusive autorizou a publicar em letras garrafais “Não sou candidata a nada em 2024”. O segundo secretário Toninho (PDT), irmão do prefeito segue apagado e desgastado por ser líder do irmão na casa legislativa. De pouca fala soltou uma pérola nos últimos dias sobre o combate a dengue no município. Ao comentar a sujeira de um lote disse “deixa o mosquito circular”, disse o pedetista.

Claudinei do Felipe (PDT) pode voltar amparado pelo colégio eleitoral do Felipe, que com 600 eleitores, pode reconduzi-lo novamente. Tudo depende da concorrência que terá de outros candidatos da comunidade quilombola. Ia me esquecendo de Dim do Táxi (MDB), que de tão calado no Legislativo passa mesmo despercebido, tal como os 95 votos que o levaram ao Legislativo, mesmo tendo vários candidatos do PL, PT, PDT e União Brasil que tiveram mais votos que ele e não foram eleitos em função do famoso e pouco entendido “coeficiente eleitoral”.

Na oposição, todos os três vão buscar a reeleição. O comentário é que alguns acordaram apenas no último ano, intensificando postagens nas redes sociais em ano eleitoral. Edilene Coelho além de pré-candidata a vereadora tem seu nome ventilado como vice-prefeita de Wanderlei Ribeiro. Os dois vereadores do União Brasil, Yuri Couto Motta e Gilvan Santos vão buscar o eleitorado na esperança de serem reconduzidos às suas cadeiras.

Enfim, os prazos começaram a correr. A janela de transferência de vereadores para outro partido está aberta e parece que os nove vereadores permanecerão em suas agremiações partidárias. Ao contrário de Nova União, onde haverá troca de partido por alguns vereadores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Anúncio -spot_img

Mais populares