BOM JESUS DO AMPARO – Os trabalhadores e trabalhadoras em educação em Minas Gerais realizam nesta terça-feira, 08, o Dia Estadual de Luta pela Educação. Por causa deste movimento não haverá aula na Escola Estadual Edmundo Pena.
Em Belo Horizonte, às 8:00h houve uma concentração para o Ato Público na Praça Raul Soares; e às 10:00h ocorrereu uma Audiência Pública na ALMG sobre a Campanha Salarial/2025. A convocação é do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).
O Dia Estadual de Luta pela Educação reuniu caravanas da capital e interior do estado e previu a paralisação total das atividades nas Escolas, Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e no Órgão Central, com manifestações públicas em BH.
Conforme nota do Sind-UTE/MG, desde 2019, os (as) trabalhadores (as) da educação acumulam perdas salariais de R$ 2.092,95 por mês. “Zema impõe os menores salários do país, precariza condições de trabalho e ainda penaliza aposentados (as)”, diz a nota.
PAUTA – Conforme definição de assembleia geral da categoria, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial exige do governo o reajuste imediato de 6,27% do PSPN; pagamento da dívida do PSPN; adicional de insalubridade para ASBs; fim do desconto previdenciário de 14% para aposentados (as); nomeação de concursados e novo concurso público.