BOM JESUS DO AMPARO – A Prefeitura de Bom Jesus do Amparo publicou ontem, 09, no Diário Oficial do Município o Decreto 053/2025, assinado pelo prefeito Wanderlei dos Santos Ribeiro (PP), que declara de utilidade pública para fins de desapropriação, o último casarão histórico da praça Cardeal Motta. A indenização pela compra da casa será de R$ 1.050.000,00 conforme avaliações previamente realizadas.
A negociação envolve uma casa e seu respectivo terreno, com área de 1.049,40m2 (mil e quarenta e nove metros e quarenta centímetros quadrados), todo plantado com árvores frutíferas, situado com frente para a Praça Cardeal Motta, nº 198, Centro.
O decreto considera a necessidade de preservação do patrimônio histórico-cultural do Município, diante da inexistência de outro imóvel disponível na Praça Cardeal Motta que atenda à finalidade social e de utilidade pública pretendida.
FINALIDADE – A desapropriação do imóvel referida tem por finalidade atender ao interesse público, destinando-se, inicialmente, à instalação de um museu do queijo e do leite, bem como a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e os Memoriais do Cardeal Motta e Mozart Bicalho. Futuramente, o local poderá abrigar também um Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Em razão de sua área disponível, o imóvel poderá ser utilizado, total ou parcialmente, para outras finalidades públicas, conforme as necessidades futuras da administração municipal.
HISTÓRICO – O imóvel pertencente aos herdeiros de Maria Teresinha Cardoso, seus filhos e neto: Eustáquio Gomes de Carvalho Junior, Maria Terezinha Oliveira e Souza Nascimento, Mírian Luiza Oliveira Pinho, Ronaldo Luiz Cardoso e Lilian Maria Oliveira e Souza Pinto Coelho,
A casa está localizada ao lado da prefeitura e provavelmente pertence ao Século XIX. Nela nasceu o músico Mozart Bicalho, em 16 de dezembro de 1901.