Projeto Rondon, com apoio da Prefeitura Municipal e o Programa Lixo e Cidadania fizeram ações sobre a conscientização da separação adequada do lixo
Entre os dias 11 a 18 de janeiro, o Projeto Rondon, com apoio da Prefeitura Municipal e do Ministério Público de Minas Gerais, esteve em Bom Jesus do Amparo em mobilização para conscientização da separação correta do lixo. O projeto é a consolidação do Programa Lixo e Cidadania, cujo foco é a inclusão social, a emancipação econômica de catadores e o encerramento de lixões, para a adequada gestão dos resíduos sólidos.
A atuação foi estruturada em eixos: apoio na estruturação da associação de catadores de materiais recicláveis do Município, com consultoria de especialistas na área do direito e engenharia ambiental sanitarista, na articulação junto ao Executivo e Legislativo municipais e também junto a lideranças locais, participação do Fórum do Lixo e Cidadania, além da campanha de mobilização e conscientização da população sobre a importância da separação correta do lixo.
O grupo esteve em visitas domiciliares nas comunidades Quilombola de Felipe, Morro Redondo e na zona urbana/centro. “O que mais nos chamou atenção foi a grande receptividade por parte da população, que, em sua grande maioria, sequer sabia da implementação da coleta seletiva, mas se comprometendo, em peso, a participar. Também percebemos a necessidade de manutenção e constância da coleta, o que foi cobrado pela população e comprometido pela Prefeitura” comentou Kira Rodrigues, 35 anos, advogada e estudante de Serviço Social integrante do Projeto Rondon.
O grupo participante pôde ver a adesão da população logo na primeira semana. Os catadores de materiais reciclados ficaram satisfeitos em ver a grande mobilização e adesão na cidade.
Intervenção na Praça Cardeal Motta
Foi realizada um dia de intervenções culturais e educativas na Praça Cardeal Motta. Com jogos e brincadeiras foi possível esclarecer dúvidas sobre a separação correta dos materiais reciclados. Houve também a oficina de teatro de bonecos para crianças com o artista plástico Tião Vieira, morador do Morro Redondo.
“Bom Jesus, é importante, não só por ser berço de várias nascentes, que desembocam, nos riachos, córregos e rios, porém esta água, tem que descer, sem resíduos, lixos e outros produtos. A Coleta Seletiva, é importante, ter a adesão do Povo de Bom Jesus do Amparo, para que a água esteja sempre limpa livre de agentes poluentes, e possamos estar somando, para a melhoria do nosso Meio Ambiente.”
Projeto Rondon
O Projeto Rondon é um programa de voluntariado voltado para a promoção de cidadania, organização social e incentivo à solidariedade para alunos universitários. O Projeto passou pela cidade e deixou um legado de empoderamento às catadoras e catadores, que conscientes da importância da constante mobilização social, têm planos de seguir realizando o trabalho.
E você, vai ficar de fora dessa revolução?! Separe os materiais recicláveis, embalagens, papeis, plásticos, vidros e metais. Contribua para a sustentabilidade do planeta, para a economia local e para a cidadania e sustento de várias famílias em Bom Jesus do Amparo.