Google search engine
InícioCidades e RegiãoBom Jesus do AmparoManifestantes vão para a porta do MP pedir paralisação de carvoarias

Manifestantes vão para a porta do MP pedir paralisação de carvoarias

Carvoaria do Trevo vai encerrar as atividades e a do Morro Redondo pediu 15 dias para responder se assina o TAC

BARÃO DE COCAIS – Cerca de 60 manifestantes foram ontem, 26, para a porta do Ministério Público Estadual de Barão de Cocais protestar contra a fumaça de duas carvoarias no município de Bom Jesus do Amparo.

Com várias faixas e de forma pacífica os manifestantes permaneceram no local até o fim da audiência com as duas empresas que produzem carvão no município. Uma das lideres do movimento, Maria Socorro Cordoba, que reside no Morro Redondo que sofre com a poluição das carvoarias fez um balanço da ação. “A nossa expectativa é que sairemos vitoriosos. Foi um momento importante e bonito”, disse a líder comunitária.

A faixas tinham os seguintes dizeres: “Fumaça de carvoaria mata”; “A população de Bom Jesus pede socorro”; “Fumaça de carvoaria causa doença respiratória”; “A população de Bom Jesus não aguenta mais a fumaça da carvoaria do trevo”; “Ajude a preservar vidas diga não a carvoaria do trevo”.

Antes da audiência com as duas carvoarias o promotor público Daniel Polignano Godoy se reuniu com as lideranças da manifestação que relataram os problemas causados pela fumaça das carvoarias.

Uma das carvoarias da Santa Inês Empreendimentos, que possui mais de 80 fornos na Fazenda Trevo, que fica próximo ao trevo de acesso de Itabira na BR 381, confirmou para o MP que parou com as atividades no mês de julho e não mais pretende continuar com a produção de carvão.

A outra carvoaria, a João Bosco e Cia Ltda, que opera no Morro Redondo, durante a audiência, pediu ao promotor público Daniel Godoy 30 dias de prazo para responder se assinaria o Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Mas, o promotor só concedeu mais 15 dias para que a empresa se posicione.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Anúncio -spot_img

Mais populares