O Sistema Único de Saúde (SUS) vai retomar, a partir de 3 de agosto de 2026, a aplicação de duas doses de reforço da vacina contra a poliomielite em crianças. A medida restabelece o esquema vacinal que estava em vigor até 2024, agora utilizando exclusivamente a versão injetável do imunizante.
Com a mudança, o calendário passa a prever três doses iniciais aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas de reforços aos 15 meses e aos 4 anos. Todas as aplicações serão feitas com a vacina inativada, considerada mais segura por não apresentar o risco — ainda que raro — de mutação associado à antiga vacina oral, conhecida como “gotinha”.
A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde após recomendação de especialistas em imunização. O objetivo é aumentar a proteção das crianças, já que a eficácia da vacina pode diminuir com o tempo, tornando necessários os reforços.
Embora o Brasil esteja livre da poliomielite desde 1994, autoridades alertam para o risco de reintrodução do vírus, que ainda circula em alguns países. Por isso, a manutenção de altas taxas de vacinação é considerada essencial para evitar o retorno da doença, que pode causar paralisia e até levar à morte.
A orientação é que pais e responsáveis levem crianças menores de 5 anos aos postos de saúde para verificar se o esquema vacinal está completo e, se necessário, atualizar as doses.
Com informações da Agência Brasil
