Google search engine
InícioBrasil e mundo8 de março: Dia internacional de luta das mulheres

8 de março: Dia internacional de luta das mulheres

Data é um marco mundial na luta por igualdade de gênero

Celebrado desde o início do século 20, o oito de março é advindo de movimentos isolados no mundo de luta das mulheres por direitos civis e trabalhistas. Em alguns países como a Rússia e Estados Unidos tinham a celebração da data advinda de marcos de lutas das mulheres operárias por menores jornadas de trabalho e fim da exploração.

Somente em 1975 que a ONU- Organização das Nações Unidas, oficializou a data 8 de março como Dia Internacional da Mulher. O marco reafirma apoio às conquistas e a luta por mais direitos e respeito.

Mulheres em luta

Apesar das conquistas, como direito ao voto e melhores condições trabalhistas, ainda é necessário avanços em relação aos direitos das mulheres, por exemplo, políticas públicas que garanta a igualdade salarial.

No Brasil, segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aponta que a diferença salarial entre homens e mulheres atingiu 22% em 2022. Ou seja, uma mulher recebe 78% do valor que recebe um homem.

Feminicídio

Outro ponto a ser reforçado são os altos índices de feminicídio no Brasil. Em 2022, o país bateu recorde de mulheres mortas pelo simples fato de serem mulheres. A cada 6 horas uma brasileira é morta. O que faz refletir que é necessário o avanço de políticas que ampare as vítimas e punam seus agressores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Anúncio -spot_img

Mais populares