InícioDestaqueUnicicla celebra 11 anos com mais de R$ 2,1 milhões em investimentos...

Unicicla celebra 11 anos com mais de R$ 2,1 milhões em investimentos e reforça parceria com Prefeitura durante Fórum Lixo e Cidadania

A Associação Unicicla, de Nova União, comemorou seus 11 anos de atuação durante o Fórum Lixo e Cidadania, realizado na última quarta-feira (24), destacando a marca de mais de R$ 2,1 milhões em investimentos conquistados ao longo de sua trajetória. O evento reuniu catadores, representantes de associações, autoridades e parceiros para discutir os avanços da coleta seletiva e os desafios da gestão de resíduos sólidos no município.

Durante o encontro, o presidente da Unicicla e tesoureiro da Rede Sol, Anderson Viana, apresentou um panorama histórico da associação, ressaltando que os R$ 2.174.125,73 investidos foram viabilizados por meio de recursos da Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Ministério Público de Minas Gerais, Fundo Nacional do Meio Ambiente e emendas parlamentares das deputadas estaduais Ana Paula Siqueira e Bela Gonçalves.

Segundo Anderson, os investimentos permitiram ampliar significativamente a estrutura da associação.

“Hoje a Unicicla conta com infraestrutura pavimentada, veículos para atendimento das demandas, ampliação do galpão de armazenamento e triagem de materiais, além de equipamentos como prensas. Também avançamos com um novo projeto financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, voltado ao tratamento de resíduos orgânicos no município.”

Durante sua fala, Anderson também fez questão de reconhecer a parceria da Prefeitura de Nova União na execução dos projetos e das emendas parlamentares.

“Quero destacar e agradecer ao prefeito Waldir Caetano pela parceria na execução dos recursos. O município tem acolhido muito bem as demandas da Unicicla, seja na realização dos investimentos ou na viabilização das ações. A construção do galpão, por exemplo, contou com emenda das deputadas Bela Gonçalves e Ana Paula Siqueira, e a Prefeitura tem trabalhado para garantir a execução desses recursos e de outras demandas, como o fornecimento de maquinário e apoio às atividades da associação.”

O presidente ressaltou ainda que a atuação da entidade junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) não possui caráter político ou de oposição à administração municipal.

“A manifestação ao TCE tem caráter institucional. Nosso objetivo é fortalecer a política pública da coleta seletiva e abrir espaço para o diálogo, buscando soluções que garantam um orçamento mais robusto para atender a demanda crescente do serviço.”

Na ocasião, também foi apresentado um demonstrativo dos custos mensais da operação da Unicicla. Atualmente, o contrato com a Prefeitura é de R$ 5.100,00 mensais, valor considerado insuficiente para atender às necessidades da coleta seletiva no município.

O tema foi debatido com o secretário municipal de Meio Ambiente, Albano da Silva Junior, que reconheceu as limitações orçamentárias da administração, mas reafirmou o compromisso em manter o diálogo e buscar novas alternativas para fortalecer o serviço prestado pelos catadores.

O Fórum contou com representantes das associações filiadas à REDESOL, entre elas a ACMR (Sete Lagoas), Recicla Mais Caeté e a própria Unicicla, além dos vereadores Alex Magalhães, Sinidey Grácio e Daldon Dener, do assessor da deputada federal Duda Salabert, Felipe Gomes, de Aline Leite Dias, da Aliança Resíduo Zero/UFMG, de Bruno Magalhães Bastos, da empresa Circulatus, e dos catadores associados à entidade.

Ao final do encontro, a celebração dos 11 anos reforçou o protagonismo da Unicicla na promoção da inclusão social, da geração de renda e da sustentabilidade em Nova União, evidenciando que o fortalecimento da coleta seletiva depende da união entre poder público, associações e demais parceiros para ampliar investimentos e consolidar políticas públicas voltadas à gestão adequada dos resíduos sólidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais populares