Google search engine
InícioCidades e RegiãoBom Jesus do AmparoQuatro partidos estão credenciados para disputar as eleições de 2024

Quatro partidos estão credenciados para disputar as eleições de 2024

vereadores. As coligações proporcionais continuam proibidas e cada partido poderá lançar até dez candidatos à Câmara Municipal.

Apenas PT, MDB, PDT e PL estão aptos para o pleito. Dos quatro apenas o PT possui Diretório Municipal. Os outros três funcionam com Comissões Provisórias. O PT, comandado pelo jornalista Eduardo César Motta Dias fica à rente do partido até 30 de junho de 2025. Os petistas vão tentar voltar a ocupar uma cadeira no Legislativo. A chapa está sendo fortalecida com novas filiações e ganhando adesão de petistas históricos que irão para a disputa eleitoral

O MDB, que tem na liderança de sua comissão provisória, o também presidente da Câmara, Joaquim Badaró de Campos, vai perder, uma colega na casa e pode ter o outro vereador do MDB, que ganhou uma cadeira mesmo tendo tido apenas 95 votos em 2020.. Badaró fica na presidência do seu partido até 29 de abril, mas, deve prorrogar a sua permanência com a renovação da comissão provisória. A vereadora Inez Luzia Santos declarou ao Diário Entre Serras, declarou que está foras das eleições deste ano.  “Pode publicar que não sou candidata, eu autorizo”, disse a advogada numa abordagem na rua Tenente Antônio Manoel da Fonseca. Já o atual mandatário do Executivo, Pedro dos Santos Moreira (MDB) deve tentar a reeleição.

O PDT, que tem o bolsonarista Vicente Ribeiro na presidência além do cargo de vice-prefeito deve tentar manter seus três representantes no Legislativo. Um deles irmão do prefeito, que soltou estas pérola nas redes sociais. “O povo não quer colaborar. Deixa o mosquito progredir”, disse Toninho de Carmen. A comissão provisória dos pedetistas é válida até 08 de julho e deve ser prorrogada até depois das eleições.

Já o PL, da vereadora e presidente do partido, Edilene Rosa Coelho Ferreira tem uma cadeira na Câmara e tenta se organizar para as eleições, depois de ver seu candidato Joaquim Aparecido dos Santos, “Joaquim da Ambulância”, ser derrotado por Pedrada na eleição de 2020.

O União Brasil que tem dois vereadores, Yuri Couto Motta e Gilvan dos Santos, busca vencer a burocracia para estar apto à disputa. Desde 2021, quando ainda se chamava DEM, está sem comissão provisória validada e pode ficar de fora da disputa, com suas lideranças migrando para o PSD, que está em processo de formação no município. Nesta mesma situação está o ex-prefeito Wanderlei dos Santos Ribeiro, que dependendo das conversas que vem promovendo pode sair candidato pelo PSD.

No início de março uma janela para a troca de partidos vai se abrir para os nove vereadores. Mas, há poucas expectativas de troca troca partidário. As duas únicas podem ser a debandada dos dois vereadores do União Brasil para outras siglas.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Anúncio -spot_img

Mais populares