Google search engine
InícioCidades e RegiãoBom Jesus do AmparoPartido dos Trabalhadores abre prazo para inscrição de pré-candidaturas

Partido dos Trabalhadores abre prazo para inscrição de pré-candidaturas

BOM JESUS DO AMPARO – O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou ontem, 20, uma plenária, em sua sede provisória, onde debateram as eleições 2004, fizeram análise de conjuntura e anunciaram a abertura do prazo para que seus filiados façam suas inscrições como pré-candidatos e prefeito (a), vice-prefeito (a) e vereadores (as).

Com mais de 150 filiados e com diretório municipal, o PT estuda a possibilidade de lançar uma chapa própria para disputar a Prefeitura ou participar de uma frente ampla de oposição, que reuniria o PV, PSD, PL e o União Brasil.

O PT está em uma federação com o Partido Verde (PV) e o PCdoB, e, aguarda a oficialização dos verdes em Bom Jesus para começarem a compor uma chapa de vereadores, de acordo com as determinações das executivas estaduais das agremiações políticas. O PCdoB parece que não pretende participar deste pleito. E a comissão provisória do PV está em fase de registro e contará com o apoio do deputado estadual Professor Cleiton (PV), que é majoritário na vizinha Nova União.

Com isso, a chapa PT/PV atuará como Federação e terá 10 candidatos à Câmara Municipal. Já no próximo dia 03 de março, os petistas irão se reunir novamente. Na pauta, a apresentação dos pré-candidatos ao Executivo e Legislativo, sugestões para o plano de governo e a política de alianças.

O vice-presidente do PT, Wilson Moreira Mota, disse que o PT vai ser o diferencial destas eleições. “O PT vai decidir as eleições de 2024, se sair unida com a oposição trás a força da militância e o apoio de Lula. Se optar por ser a terceira via, pode atrair o voto dos descontentes com a os dois grupos políticos que dominam a cidade desde a sua emancipação político-administrativa”, explicou o líder petista.

HISTÓRICO – O PT disputou sua primeira eleição no município, 1988, com Odir Bicalho para prefeito e Carlão do Sapé de vice. Em 1992, teve como candidato para prefeito Wilson Mota e Jairo Bicalho de vice. Em 2004, voltou a disputar a prefeitura com Zé Lúcio para prefeito e Valquíria Motta, como vice-prefeita.

O PT só elegeu seu primeiro parlamentar da sua história em Bom Jesus do Amparo, em 2012, com Eduardo César Motta Dias, atual presidente dos petistas. Depois Eduardo Motta foi reeleito em 2016, com 118 votos e em 2020, apesar de ter sido o terceiro vereador mais votado, com 219 votos, ficou de fora do Legislativo em função do coeficiente eleitoral.

Além disso, nunca perdeu uma eleição para presidente, seja com Lula, Dilma ou Haddad. Quebrando tabus, elegeu por duas vezes o deputado federal Padre João (PT) como majoritário no município, obtendo 489 votos e desbancando a hegemonia dos partidos tradicionais da cidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Anúncio -spot_img

Mais populares