Google search engine
InícioCidades e RegiãoBom Jesus do AmparoConferência de Saúde de Bom Jesus do Amparo acontece com atraso

Conferência de Saúde de Bom Jesus do Amparo acontece com atraso

BOM JESUS DO AMPARO – A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Amparo e o Conselho Municipal de Saúde promovem amanhã (5), a Conferência Municipal de Saúde que já deveria ter acontecido já que deve preceder as conferências estadual e nacional.

O tema da VII Conferência Municipal de Saúde é “Amanhã vai ser outro dia” e acontecerá na Sede Paroquial, na praça Cardeal Motta, de 7 às 12 horas. Com este atraso o município não elegeu delegados para a X Conferência Estadual que aconteceu em maio, em Belo Horizonte.

As pré-conferências tiveram pouca participação em 40% de suas assembleias. A da zona urbana foi pouco prestigiada. Na zona rural o comparecimento foi melhor.

A conferência é uma oportunidade de debater os principais problemas da saúde no municipal e define o Plano Municipal de Saúde, importante instrumento de mudança na política pública de saúde do município. A participação dos cidadãos pode ajudar a mudar o atendimento no SUS local.

CONFERÊNCIA ESTADUAL – A 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais – Conselheiro Paulo Roberto Venâncio de Carvalho aconteceu no dia 29 de maio, quando 1.787 pessoas delegadas estiveram no Minascentro, em Belo Horizonte para deliberar sobre os rumos da política pública de saúde em Minas.

Este evento teve função fundamental para garantir o direito constitucional da sociedade de participar da gestão e do controle social da elaboração de políticas públicas da área. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a 10ª CES foi precedida por etapas municipais, que aconteceram entre novembro de 2022 a março de 2023, com base em documentos produzidos pelo Conselho Municipal de Saúde e pelo Conselho Estadual de Saúde.

CONFERÊNCIA NACIONAL – Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, Brasília (DF) é palco da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que começou no domingo (2). Mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações debatem e constroem conjuntamente as políticas públicas e propostas que irão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos. Em uma edição histórica, a CNS de 2023 representa a resistência e defesa da democracia, a retomada da participação popular e do diálogo, da diversidade e representatividade, do combate ao preconceito e às desigualdades por um SUS mais inclusivo e universal

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Anúncio -spot_img

Mais populares